Tutorial Básico Para Iniciantes

Muita gente acaba desistindo do Warframe por conta da falta de conhecimento sobre o jogo, já que a maneira como o jogador é apresentado ao mesmo não é muito amigável: você é jogado no meio de uma guerra entre facções, e a única coisa que sabe é que você é um robô ninja do espaço. “O que eu faço agora? Para onde eu vou? Quem é essa doida com uma flor na cabeça? Por que eu pareço um power ranger?”, você se pergunta. Pensando nisso, elaborei um tutorial prático em formato de perguntas e respostas para que o jogador possa saber como funciona o jogo.

Vamos às respostas para as principais dúvidas:

  • “O que eu faço neste jogo?”

Bem, o jogo possui um ciclo de localidades, e nelas estão as missões. Juntas, as localidades formam o famoso Sistema Solar. O principal a se fazer no início do jogo é liberar o maior número de localidades possíveis, pois em seus terminais (um tipo de conexão de uma localidade a outra) o jogador irá adquirir as famosas jornadas, essas jornadas irão dar acesso a informações sobre a história do jogo, e até mesmo itens disponíveis apenas nessas jornadas.

  • “Como eu fico mais forte”

O jogador poderá construir armas e warframes para o seu arsenal, visando um maior poder dentro do jogo. Quando o jogador usa uma arma ou warframe, ele adquire experiência para a sua conta e para o item, esse item poderá prover xp para o usuário até que chegue ao nível 30. Para subir o nível da conta (maestria), o jogador deve adquirir o xp de armas e warframes. Certas armas e warframes precisam de um certo nível de maestria para que sejam usadas, então o jogador deve ter em mente que o seu nível de maestria não o fará forte, mas fará com que ele tenha acesso a itens que o deixam mais forte.
Depois de conseguir o item desejado, será preciso que uma build seja feita para o mesmo. Para elaborar uma boa build, o jogador deverá levar em conta o ponto forte e o ponto fraco de cada item, podendo assim focar em suas principais qualidades.

  • “Como consigo armas e warframes?”

No Warframe, todos os itens (exceto os cosméticos) podem ser adquiridos por meio da craftação, fazendo com que o jogador possa ter uma boa experiência de jogo, mas sem gastar dinheiro para isso. Para forjar um item, é necessário o diagrama do mesmo. Diagramas custam créditos (moeda do jogo), e os já feitos custam platina (dinheiro real).
Para forjar uma arma comum, basta comprar seu diagrama no mercado e conseguir os componentes necessários em missões.
Para forjar os warframes, o jogador precisa caçar suas peças, que estão espalhadas pelo sistema solar. Depois de comprar o diagrama, um warframe comum pode ser conseguido a partir da eliminação de um boss de alguma localidade, como o Jackal (boss de Vênus), que dropa as partes do Rhino. Alguns warframes podem ser conseguidos no laboratório tenno, no dojo do clã, os demais possuem uma forma específica de serem conseguidos.

  • “Só consigo platina com dinheiro?”

Não. O Warframe possui um sistema de trocas que permite que os jogadores acima do nível 1 de maestria possam comprar ou vender itens para outros jogadores. Cada nível de maestria equivale a uma troca por dia, começando com 2 trocas diárias, a partir da MR2.
OBS: As 50 platinas iniciais não podem ser trocadas.